Quem somos




O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND), fundado em 1995, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem suas atividades de pesquisa centradas, dentre outras,  na investigação da Discalculia do Desenvolvimento (dificuldade de aprendizagem da matemática crônica) e síndromes genéticas.


Sob a orientação do médico neurologista Prof. Dr. Vitor G. Haase e da médica geneticista Prof.ª Dra. Maria Raquel S. Carvalho desenvolvemos projetos de pesquisa e extensão que tem por objetivo:

- Fazer uma caracterização dos aspectos cognitivos e genético-moleculares da Discalculia,

- Desenvolver métodos de diagnóstico e intervenção eficazes para esse transtorno,

- Fazer uma caracterização cognitiva da Discalculia na síndrome de Turner e na síndrome Velocardiofacial.





O que é feito na pesquisa com a Síndrome de Turner?


É realizada uma avaliação neuropsicológica em que é traçado o perfil cognitivo da criança/adolescente, observando suas potencialidades e dificuldades. Buscamos avaliar a inteligência, funções executivas, memória, funções somatossensoriais, coordenação motora, habilidades visuoespaciais, linguagem e as habilidades matemáticas.


 
 Qual é o benefício em participar da pesquisa?

Em contrapartida a participação no estudo, a paciente e sua família recebem os resultados obtidos na avaliação tanto na forma de um relatório escrito quanto na forma de um aconselhamento.  Quando possível é realizado um encaminhamento aos nossos serviços de intervenção, que são: a reabilitação neuropsicológica na matemática e o treinamento de pais.


O que é preciso fazer para utilizar nossos serviços?

Nosso serviço é disponibilizado para a comunidade, assim os interessados na avaliação neuropsicológica podem solicitar esse serviço.

Contato:

Tel.: (31) 3409 6295
Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento
Andressa M. Antunes
Aluna de Iniciação Científica do LND e Graduando em Psicologia da UFMG

2 comentários:

  1. Oi! Meu nome é Maria Soledad Sartori. Eu escrevo da Argentina. Eu sou um psicólogo e eu trabalho para o Conselho Nacional de Pesquisa Científica tecnologia mais comumente conhecido como CONICET. É um organismo nacional responsável pelo desenvolvimento científico do nosso país. Particularmente o meu desempenho no trabalho, na cidade de Mar del Plata Universidade Nacional naquela cidade, na Escola de Psicologia. Eu pertenço a um grupo de pesquisa que trabalhou por vários anos em conexão com síndrome de Turner, uma síndrome pouco conhecido no meu país. Trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos que foram diagnosticados com TS e desejando trabalhar em nossa pesquisa. Trabalhamos também com os pais e familiares de mulheres com ST. Esta colaboração é para nos dar informações, na resolução de várias técnicas psicológicas, participação nos nossos vários projetos. As informações que recebemos tem uma dupla finalidade. Para uma para gerar tratamentos específicos integrada e interdisciplinar (médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas) para mulheres com diagnóstico de ST. Essa é a tratamentos específicos e únicos da síndrome. Por outro lado, fornecer informações aos pais, professores e comunidade em geral sobre TS através de publicações científicas, de divulgação, folhetos, cursos abertos, palestras, etc.
    É por isso que eu estou entrando em contato para convidá-los a manter uma comunicação aberta e, se alguém quiser participar de nossas atividades e projetos, muitos dos quais também são desenvolvidos através da internet. Deixo meu e-mail no caso de alguém está interessado em escrever (solesartori@hotmail.com) também pode fazê-lo por mensagem privada via facebook.
    Abraços da Argentina!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Por favor vcs fazem avaliação neuropsicologica para autismo e tdah? Obrigada.

    ResponderExcluir